Skip to main content
Reprodução Humana

Congelamento de Óvulos

O termo técnico do congelamento de óvulos é vitrificação de óvulos, que consiste em uma técnica de resfriamento rápido em containers de nitrogênio líquido, para armazenamento e manutenção dos óvulos.

Para este tratamento é necessário o uso de medicamentos para estimulação da produção de uma maior quantidade de óvulos no ciclo menstrual. Em seguida, estes óvulos são aspirados por meio de uma punção ovariana realizada com ultrassonografia via vaginal, com a paciente sob sedação anestésica. Os óvulos aspirados e vitrificados poderão ser posteriormente “descongelados” para uso em tratamentos de fertilização in vitro.

O objetivo deste tratamento é preservar a fertilidade, ou seja, “guardar” óvulos mais jovens (que tem melhor qualidade genética), para permitir uma gravidez futura com estes óvulos.

Os melhores resultados para o congelamento de óvulos acontecem em mulheres abaixo dos 35 anos, pela maior quantidade e melhor qualidade dos óvulos captados. Porém a técnica pode ser realizada em qualquer idade.

O congelamento de óvulos pode ser realizado para preservação da fertilidade social, ou seja, para mulheres que querem ou precisam adiar seu desejo de ser mãe.

Além disso este tratamento esta indicado para:

– mulheres que irão se submeter a tratamentos quimioterápicos ou de radiação,

–  mulheres que vão se submeter à cirurgias ovarianas ou cirurgias pélvicas extensas (como nos casos de endometrisoe profunda),

– história familiar de menopausa precoce,

–  reserva ovariana abaixo da média para a idade,

– endometriose grave ou recidivante.

Se você for congelar seus óvulos, encare como um PRESENTE que você esta dando para seu FUTURO!”

Dra. Clarissa Mattos

SAIBA MAIS
AGENDE UMA CONSULTA