O termo técnico do congelamento de óvulos é vitrificação de óvulos, que consiste em uma técnica de resfriamento rápido em containers de nitrogênio líquido, para armazenamento e manutenção dos óvulos.
Para este tratamento é necessário o uso de medicamentos para estimulação da produção de uma maior quantidade de óvulos no ciclo menstrual. Em seguida, estes óvulos são aspirados por meio de uma punção ovariana realizada com ultrassonografia via vaginal, com a paciente sob sedação anestésica. Os óvulos aspirados e vitrificados poderão ser posteriormente “descongelados” para uso em tratamentos de fertilização in vitro.
O objetivo deste tratamento é preservar a fertilidade, ou seja, “guardar” óvulos mais jovens (que tem melhor qualidade genética), para permitir uma gravidez futura com estes óvulos.
Os melhores resultados para o congelamento de óvulos acontecem em mulheres abaixo dos 35 anos, pela maior quantidade e melhor qualidade dos óvulos captados. Porém a técnica pode ser realizada em qualquer idade.
O congelamento de óvulos pode ser realizado para preservação da fertilidade social, ou seja, para mulheres que querem ou precisam adiar seu desejo de ser mãe.