Skip to main content

Há 40 anos, nascia em Londres o primeiro bebê concebido a partir da fertilização in vitro (FIV) no mundo.
A bebê de proveta Louise Brown nasceu de cesárea no dia 25 de julho de 1978, no interior da Inglaterra.
Embora pequena, com apenas 2,608 kg, Louise era perfeita. Seu nome do meio, Joy — do inglês, felicidade – foi sugestão do próprio ginecologista Patrick Steptoe, satisfeito com o sucesso das suas pesquisas em parceria com o embriologista Robert Edwards.

❇️ Na década de 70, a dupla de pesquisadores já era capaz de obter os óvulos das suas pacientes e fecundá-los no laboratório, mas não conseguiam fazer com que o embrião se implantasse com sucesso na parede uterina.
❇️ Apenas em 1975 conseguiram realizar a primeira gravidez, mas apenas fora do útero — uma gravidez ectópica — que teve de ser terminada.
❇️ Em 1977, com um novo protocolo de procedimentos, Edwards e Steptoe iniciaram o trabalho com um novo grupo de pacientes, dentre os quais estavam Lesley e John Brown.

Antes de dar à luz a Louise, Lesley sofrera anos de infertilidade devido ao bloqueio das tubas uterinas, passando por vários procedimentos experimentais de fertilização in vitro até o sucesso. Nesta época um óvulo era captado por laparoscopia e o colocado em uma proveta juntamente com o sêmen do marido.
O nascimento de Louise fez abrir manchetes nos principais jornais e noticiários televisivos ao redor do mundo, tendo levantado várias questões de cunho legal e ético!

❇️ Alguns anos depois, o casal Brown teve uma segunda filha, Natalie, também por meio da fertilização in vitro. Em maio de 1999, Natalie tornou-se o primeiro bebê de proveta a ter um filho por meios tradicionais.
❇️ Em 2010, Edwards e Steptoe receberam o prêmio Nobel de medicina por desenvolverem a técnica de fertilização in vitro (FIV).
❇️ Mais de 10 milhões de bebês, no mundo, nasceram por meio da técnica de FIV segundo dados da ESHRE (Sociedade Européia de Reprodução Humana e Embriologia).

Incrível não?!! 👋🏻